RAIL (Relação dos Atletas Inscritos e Liberados

sexta-feira, 22 de março de 2013

GUARANI - 55 ANOS

E. C. GUARANI COMEMORA 55 ANOS

          No último dia 02 de março o E. C. GUARANI completou 55 anos de existência, pela importância do momento histórico do clube, a direção promoveu no último domingo dia 10 de março um grande evento festivo em seu estádio da Baixada Verde no Cerrito Alegre. Na oportunidade estiveram presentes as agremiações do futebol amador de Pelotas: E. E. Ideal do Barro Duro e a S. R. Liberal do Bairro Gotuzzo, que vieram com diversas categorias e disputaram 5 partidas entre si durante o domingo festivo.

A HISTÓRIA DO GUARANI:
          Nos anos da década de 1950 existiam duas equipes de futebol de campo nas redondezas do atual estádio do Guarani, uma era conhecida por Clube Brilhante composta por atletas da região do Sítio (Arroio do Padre) e a outra por Clube Gaúcho formada por atletas da localidade do Rincão do Andrade (3º distrito de Pelotas). Com o advento de competições entre equipes de futebol disputando torneios valendo Taças e Troféus, as lideranças da localidade perceberam a necessidade de criar um clube com melhor estrutura. Foi então na noite do dia 02 de março de 1958, reunidos em uma Venda Comercial próxima a localidade do Sítio (Arroio do Padre), lideranças do lugar e jogadores das duas equipes (Brilhante e Gaúcho) resolveram se unir e assim criaram um novo clube de nome Esporte Clube Guarani.

ORIGEM DO NOME:
          Existem duas versões sobre o nome dado para a nova agremiação, uma proposta teria vinda de uma pessoa presente na noite da reunião, seria alusiva ao seu cachorro de estimação chamado de Guarani. A outra versão, a mais aceita, teria vinda de um colaborador dos clubes extintos, seria alusiva a um dos seus bois de trabalho laboral chamado de Guarani. Independentemente de quem tenha o nome, a origem da palavra GUARANI nos remete a uma raça dos povos indígenas que no passado habitaram esta região sul do país.

MONUMENTO DO ÍNDIO GUARANI:
          Por iniciativa do Diretor de Patrimônio Mauro José Fiss, no ano de 2013, foi construído no estádio da Baixada Verde um monumento que agora identifica a agremiação. O monumento consiste de uma estrutura de pedras, em cima da mesma foi posta uma escultura moldada com ferro e cimento de características físicas com um "ÍNDIO GUARANI" em tamanho real posicionado de forma como estivesse guarnecendo o estádio do Esporte Clube Guarani. No monumento, junto ao "Índio Guarani" foi instalado um mastro para hastear a bandeira em dias de eventos no estádio. Por fim também foi descerrada uma placa comemorativa alusiva aos 55 anos da entidade que está exposta junto ao monumento.

SEDE SOCIAL
         Está em pleno andamento as atividades de restauração do antigo Salão de Bailes de Hugo Mauch na Colônia Ramos, prevista para ser inaugurada ainda durante o corrente ano. A sede social consiste de um amplo salão prevista para promover eventos, composta ainda de uma copa, varanda, sala para guarda material esportivo, cozinha com churrasqueira e dois banheiros. É aguardado com muita expectativa mais este projeto da diretoria do Guarani.

ESTÁDIO DA BAIXADA VERDE
          O nome do estádio do E. C. Guarani vem devido ao relevo geográfico da região, localizado as margens da RS 737 (conhecida por estrada da Federeca) e ao lado do arroio Corrientes na divisa geográfica do Cerrito Alegre com o município do Arroio do Padre. Nos primeiros 10 anos da existência da agremiação passou por duas localidades distintas no Arroio do Padre. O atual estádio foi instalado por volta do ano de 1967 pelos abnegados desportistas Ervin Alberto Löeck (Patrono de 2012) e Ervino Bubolz. No ano de 2012 o campo sofreu transformações em virtude da construção da faixa e algumas melhorias foram feitas, entre as quais citadas abaixo:
  • Tela e alambrado novo em todo contorno do estádio;
  • Valetas para drenagem de áreas úmidas;
  • Redesenhado as dimensões do campo;
  • Um novo e único acesso e saída do estádio.
  • Ampliação das áreas de lazer e estacionamento.
Confira algumas imagens:
Munumento alusivo ao Indio Guarani
Nova entrada para as dependências do E. C. Guarani
Campeão dos Titulares da ADCP 2011-2012
Campeão dos Reservas 2011-2012
Campeão dos Reservas 2012-2013
Campeão 2012-2013 (Reservas e Mirins)
Feminino do Guarani
Reunião do Guarani na nova sede social
Homenageados do Guarani recebendo a premiação na reunião da ADCP
(Fonte do texto e fotos: Hugo Böhmer Koschier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.