RAIL (Relação dos Atletas Inscritos e Liberados

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Histórias do futebol colonial

Enquanto que estamos esperando chegar o dia 06 de setembro para começar mais um campeonato de futebol colonial de futebol do campeonato da ADCP, vamos relembrar como começou a história do Arroio do Padre atual bi campeão da ADCP na categoria de titulares.
Abaixo publicaremos um breve histórico do Esporte Clube Arroio do Padre, desde a data de fundação até o dia 31 de dezembro de 1977.
O Esporte Clube Arroio do Padre, foi fundado em 16 de maio de 1961, por: Rudi Emil Scheunemann, Dário Bohrer, Günter Krause, Helmuth Klug, Arno Klug, Albino Nunes, Tarcício Mielke, Udo Mielke, Waldemar Ventura, Orlando Castro, Bruno Hütner e Willy Krause. Com exceção do sr. Willy Krause, os fundadores formavam também a primeira equipe deste clube.
A primeira diretoria ficou assim composta:
Presidente: Willy Krause
Secretário: Dário Bohrer
Tesoureiro: Günter Krause
Guarda-esportes: Albino Nunes
Diretor Geral: Rudi Emil Scheunemann
O padrinho do jogo foi o São Pedro Futebol Clube, e o resultado foi de 8 a 1 para o São Pedro. O primeiro gol marcado pelo Arroio do Padre foi de Tarcício Mielke.
A partir desta data até o ano de 1965 foram disputadas diversas partidas amistosas em festas esportivas nas colônias de Pelotas, São Lourenço do Sul e Canguçu.
Em 1965 o Arroio do Padre possuía uma equipe bastante respeitada pelos adversários e foi neste ano que surgiu por parte do dr. Elias Baini a idéia de se fundar a Liga Colônial de Futebol do município de Pelotas. Esta ideia foi concretizada e o Esporte Clube Arroio do Padre, foi um de seus fundadores.
Desde o 1º campeonato promovido pela liga, até o ano de 1977, o Arroio do Padre se fez representar em todos, além de participar em partidas intermunicipais e internacionais. Disputou de 1965 a 1977, 539 partidas, das quais venceu 325, empatou 92 e perdeu 122. Nestes jogos o Arroio do Padre marcou 1252 gols e sofreu 751 gols. (Nesta estatística não estão incluídos os jogos disputados em torneios inícios dos campeonatos).
Em dezembro de 1977 o Arroio do Padre excursionou para o Uruguai, para a cidade de Canelones, onde disputou uma partida com o Clube Canelones a qual venceu por 6 a 2.

Esta parte da grande história do Arroio do Padre, nos foi passado pelo colaborador Cleiton Kohn que consegui essa matéria no "Jornal da gente do E. C. Arroio do Padre".
Se você também tem detalhes sobre a história dos nossos times da colônia, envie nos o material para não deixarmos cair no esquecimento.


Ônibus em que a delegação do Arroio do Padre estava em viagem no Uruguai
Time do Arroio do Padre, no amistoso em solo uruguaio
Time do Arroio do Padre que jogou o amistoso internacional em solo uruguaio juntamente com a rainha do time
Colaboração das fotos do Dr. João Rui Schwanke

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.